terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Corpos mesh e projeto Bento

Olá Voluntário!

Neste post espero esclarecer alguns pontos sobre perguntas e duvidas sobre 1 - corpos mesh , 2- projeto Bento. A idéia não é uma explicação completa e detalhada, mas um post rápido de se ler e elucidativo.

MESH, o que é? 
 Mesh é uma malha poligonal usada para construir 3d  importada de softwares externos,  foi a penúltima grande mudança feita no Second Life, Essas malhas permitem um grau de detalhamento muito maior do que os sculps (formas 3d importadas) e  primitivos ( objetos primitivos que podem ser construídos dentro do Second Life)

CORPOS MESH
Bem, o proprio Second Life oferece na sua biblioteca inicial algumas aparências em mesh, a maioria dos recém chegados ja se confundiu tentando por uma roupa em um avatar desses ou depois levou um susto porque não conseguia mais ver partes do corpo, não é?
Vamos por partes:
 corpo mesh é como uma fantasia completa de corpo e aparência própria.. É vestido por cima do avatar padrão, só que ele não se modela ao avatar padrão, apenas o cobre, e por essa razão é que vestimos os alfas , aqueles layers ( camadas) que deixam partes do corpo (ou totalmente) invisível.

Se eles são mais pesados que o avatar padrão?  isso depende muito do objeto em questão e se ele possui scripts para animação e transparência e hud (controles) de customização.

Quero fazer Mesh! - você trabalha com software 3d externo? ótimo,  nesta página ha um tutorial obrigatório para quem deseja criar e trazer conteúdo para dentro do Second Life  --> http://wiki.secondlife.com/wiki/Mesh/pt   É obrigatório porque ha muitos modelos extraídos de jogos e bancos de objetos 3d com direitos autorais e o tutorial obrigatório visa entre outras coisas conscientizar o residente sobre direitos autorais e alertar sobre riscos legais sobre a infração em usar conteúdo de terceiros ( personagens de video games, objetos feitos por outras pessoas, etc)

PROJETO BENTO

o que é? Bem, Bento foi uma atualização dos corpos originais do SL. Não em aparência, mas de extensões possíveis no avatar. (Quê?) São novos pontos de anexo e "bones" no esqueleto do avatar. (Hã??)
Calma, esse esqueleto nada mais é do que uma rede de links onde se "monta" um personagem 3d para ser animado, como exemplo, o ombro se move em diversas direções, mas deve sempre estar preso ao corpo, a junção do cotovelo, ligando braço e antebraço são moveis também, mas presos ao ombro e mão, que por sua vez é a ponta do "antigo esqueleto" do SL (e por aí vai)


BENTO E CORPOS MESH
O Projeto Bento trouxe mais "bones", dedos, cauda, asas, alguns ossos faciais; a idéia não é montar um esqueleto real, mas ajudar e diminuir alternativas que tornam o SL pesado ( como animações de mesh usando objetos invisíveis ou huds e aos externos para caudas, asas e até mesmo objetos anexados ao corpo que possuam movimento)
Com isso é possível ter dedos animados, rostos que sorriem randomicamente, asas com  movimentação mais fluída, caudas, enfim, uma infinidade de novos movimentos, partes e objetos que logo logo estarão pipocando por aí.
Ótimo e lindo! Mas por que meu avatar não tem tudo isso ja? bem, a Linden Lab intruziu o esqueleto. os criadores têm que fazer as animações e é necessário adquiri-las para animar seu avatar
Os criadores de corpos estão atualizando mãos e cabeças porque as feitas até o lançamento do Bento não estavam montadas /riggadas para funcionar com as animações... todas as mãos tinham apenas o "bone" do  punho, nenhum dedo; capicce? e os rostos todos usavam scripts e huds para mover lábios, piscar, mostrar expressões.
Acho que é isso, espero não ter sido muito extensa ou confusa.. mais informações, procurem sempre as WIKI do Second Life, a maior parte está em inglês, mas ja informações úteis em português.

(ai!! ainda estou devendo a tradução do material do Orange.. sorry!!)

https://community.secondlife.com/t5/Base-de-conhecimento/Esqueleto-aprimorado-Projeto-Bento/ta-p/3086002

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=951321061581724&id=794736013906897

http://wiki.secondlife.com/wiki/Project_Bento_Testing

Nenhum comentário:

Postar um comentário